BATATA: UM SUCESSO MUNDIAL!

A BATATA, Solanum tuberosum L., é nativa dos Andes, região do Peru e Colômbia, onde já era consumida há 8000 anos pelas populações nativas. Foi levada à Europa pelos colonizadores por volta de 1570, tornando-se importante fonte de alimentação.

Tubérculo rico em carbboidratos, a batata possui duas vezez mais proteínas que a mandioca, além de vitaminas e sais minerais.

Cozida ou assada é recomendada nos regimes alimentares, como substituta do arroz, por apresentar menor quantidade de gordura e açúcar que o popular cereal.

É BATATA!

Legume muito apreciado nos continentes europeu e americano, a batata, além de muito saborosa, tem poderes medicinais que muita gente desconhece. Com inúmeras possibilidades de receitas, a raiz é superdemocrática, freqüentando, com assiduidade, as mais diferentes mesas. 

A batata, de tão popular, caiu, literalmente, no gosto do povo, que usa o nome com muitos significados. Quem por exemplo nunca cometeu uma batatada (grande tolice) ou mandou alguém plantar batatas (parar de incomodar)? Se andarmos por aí, um pouco, sem precisar sequer cansar a batata de perna, certamente encontraremos muita gente a falar de batatas.

A batata é o carro-chefe da cozinha de vários países do Norte da Europa, como Alemanha, Holanda e Bélgica, onde a temperatura é mais fria.

O brasileiro consome aproximadamente 13 kg/ano, enquanto a média de consumo de europeus e americanos é cinco vezes maior. Estes dados indicam o grande potencial de aumento de consumo de batata no Brasil. E se o consumo é grande, é somente por que batata é bom mesmo! Ela é a campeã dos acompanhamentos.

Pesquisadores da história da alimentação apontam duas razões básicas para o êxito e a disseminação da batata: o valor energético/ausência de colesterol e o fato de possuir sabor e cheiro pouco acentuados, possibilitando centenas de combinações que resultam em sabores diferentes.

Nutricionistas da FAO afirmam que um dieta composta de batata e leite poderia suprir, em caráter de emergência, todos os nutrientes de que o organismo humano precisa para se manter.

Atualmente a batata é 4° alimento mais consumido no mundo, após arroz, trigo e milho.

Este tubérculo recebe diferentes nomes de acordo com o idioma de cada local:

PAPA - América Latina
PATATA - Espanha e Itália
POTATO - EUA
AARDAPPEL - Holanda
POMME DE TERRE - França
KARTOFFEL - Alemanha
PITYOKA - Hungria
PERUNA - Finlândia
BARABOLE - Ucrânia


FRASE:
“Adeamus ad montem fodere putas cum porribus nostrus”.
Tradução:
“Vamos à montanha plantar batatas com nossas enxadas”.
(se tivesse estudado latim não teria pensado besteira!)

La Batata Curiosidades La Batata Franquia La Batata Contato La Batata Quem Somos La Batata Cardápio La Batata - Batata Recheada